Que venha a Febrava

Já está tudo pronto para o maior momento bienal do HVAC-R latino-americano, em que a Revista do Frio acompanhará de perto cada detalhe do que será exposto e discutido entre os próximos dias 22 e 25 de setembro no São Paulo Expo Exhibition Convention Center, antigo Centro de Exposições Imigrantes, na capital paulista.

Num pavilhão de 50 mil metros quadrados, a 19ª Feira Internacional de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento de Ar (Febrava) receberá cerca de 500 expositores de várias partes do planeta, que exibirão seus produtos e novidades tecnológicas para mais de 30 mil profissionais do setor, segundo estimativas da Reed Exhibitions Alcantara Machado e da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava).

Apesar do momento crítico vivido pelo País na economia e na política, o coordenador dos Departamentos Nacionais (DNs) da Abrava, Nelson Baptista, comemora o fato de ter quase 100 expositores a mais do que no ano retrasado e espera que R$ 400 milhões em negócios sejam gerados pela feira nos próximos dois anos.

Uma das ações implantadas para possibilitar esse fato será o incentivo para mais empresas oferecerem condições especiais sobre negócios fechados no próprio evento. “Por histórico, sabemos que 80% dos visitantes estão de alguma forma ligados à compra. Portanto, estamos nos alinhando aos expositores para que façam amplamente promoções especiais com valores menores ou prazos mais dilatados para quem fizer negócio nestes quatro dias”, explica Baptista, que também preside a comissão organizadora da feira.

Nos eventos paralelos, as principais novidades serão as Ilhas temáticas de Ensino Profissionalizante – que neste ano será comandada pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec) – e a de Aquecimento Solar.

Além disso, o evento contará com uma série de outras atrações para mostrar o que há de mais moderno no setor e discutir o futuro das diversas vertentes que compõem o HVAC-R.

Para você ficar por dentro de tudo o que vai movimentar a Febrava, a Revista do Frio reuniu o que de melhor ocorrerá durante a feira. Confira:

Meio Ambiente

A Ilha Temática Meio Ambiente traz uma sala de cinema onde será lançado o documentário “Refrigeração e Ar Condicionado na Preservação do Planeta”, com várias sessões ao longo do dia.

Outro destaque é o projeto desenvolvido pela Abrava com a série de cartilhas “Você Sabia?”, trazendo várias orientações sobre boas práticas para os setores de refrigeração e ar condicionado. Haverá ainda a discussão de temas relevantes para o setor, como “Boas Práticas em Refrigeração e Ar Condicionado” e “Desafios da Eliminação do HCFC R-22 no Brasil”.

Além do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), presenças como a de Arkema, Bandeirantes Refrigeração, Capital Refrigeração, Frigelar, GIZ, K11, PNUD, Refrigeração Capital, Shrieve e Unido já estão confirmadas na Ilha.

“O apoio da Abrava e de várias empresas será fundamental para que consigamos atingir nosso objetivo de revelar as melhores soluções e ideias atuais do mercado”, afirma Igor Tavares, diretor da Febrava.

SBCC Áreas Limpas

Concebida pela Sociedade Brasileira de Controle da Contaminação (SBCC), a Ilha Áreas Limpas traz como destaque a Sala Limpa Itinerante (SLI), espaço projetado para apresentar, de forma prática e didática, como se dá a operação de uma área limpa em funcionamento.

O ambiente engloba uma antecâmara e conta com uma área total de 10 metros quadrados, cuja arquitetura segue os padrões Boas Práticas de Fabricação (BPF). Para isso, apresenta os diversos componentes necessários para manter a classificação ISO classe 7, como sistema de ar condicionado dotado de filtros HEPA, dutos, dampers, grelhas, ventilador para controle de vazão e equipamentos de monitoramento.

Essa iniciativa da SBCC contribui para que profissionais de diversas áreas tenham contato direto com um ambiente classificado operando de forma real, com rigorosos controles de acesso e outras práticas inerentes a estes locais, bem como às áreas que os circundam.

Profissionais da sociedade estarão presentes para esclarecer dúvidas sobre as tecnologias aplicadas, produtos e serviços relacionados às áreas limpas e ambientes controlados para aplicação nas indústrias farmacêutica e cosmética.

A SLI também será cenário de uma série de demonstrações técnicas, como os procedimentos de paramentação necessários para a entrada no ambiente, técnicas de limpeza de ambientes controlados e processos para certificação de suas condições de operação (contagem de partículas, temperatura, umidade e pressão, por exemplo), entre outras.

“Expondo uma área limpa em funcionamento, a SBCC cumpre sua missão de levar conhecimento técnico-científico aos usuários dessa tecnologia”, diz Luciana Kimi, coordenadora do espaço.

Cadeia do Frio

As tendências e inovações desse importante segmento devem ser o ponto alto da Ilha Temática Cadeia do Frio, cujo foco será a necessidade de reduzir as perdas de alimentos no caminho entre a produção e a chegada ao consumidor.

“Como o Brasil é líder mundial em exportação de carnes (bovinas e suínas) e também um dos principais de hortifrúti, é preciso adotar técnicas apropriadas de manuseio, processamento, resfriamento, congelamento, estocagem e distribuição frigorificadas. Nosso objetivo é mostrar as novidades desse setor num ambiente interativo, didático e inovador”, projeta Ivan Romão, gerente da feira.

Para isso, a ilha engloba todos os processos de armazenamento, conservação e transporte, envolvendo temperatura, qualidade, estocagem, manuseio e translado.

Ensino Profissionalizante

Nessa ilha, alunos da Fatec irão mostrar os sistemas em funcionamento e permitir a interatividade com os visitantes, que poderão tirar dúvidas e trocar experiências entre si. “É uma novidade justamente por permitir que os alunos interajam com profissionais que já estão na área, contribuindo assim para a evolução e o aprendizado de ambos”, afirma Nelson Baptista, cordenador dos DNs da Abrava.

Aquecimento Solar

Pela primeira vez, a Febrava contará com uma ilha temática exclusiva para o segmento de aquecimento solar, onde serão expostas as principais novidades tecnológicas dessa área, estimulando também debates em torno do atual momento vivido pelo setor. Além disso, a organização da Febrava promete expor um container com produtos de aquecimento solar, logo na entrada da feira.

Conbrava

Com o tema “Sustentabilidade em sistemas de HVAC-R”, o Congresso reunirá as comunidades técnica e acadêmica, além de setores clientes como supermercados, shoppings, bancos e profissionais interessados e comprometidos com a disseminação de conhecimentos da área de engenharia termoambiental.

Encontro de projetistas

Agendado para os dias 22 e 23 de setembro, o XV Encontro Nacional de Empresas Projetistas e Consultores abordará o tema “Qualidade do Ar Interior: Um compromisso com a saúde de todos”. O objetivo é promover atualização técnica, troca de experiências e confraternização entre engenheiros, técnicos, projetistas e outros profissionais da área.

“A escolha do tema coloca em evidência a importância e a responsabilidade do projeto de ar condicionado quando o assunto é saúde e, preocupados com essa temática, estamos trazendo para este encontro os mais renomados profissionais da área para debatê-la”, ressalta o engenheiro Ricardo Gibrail

Serão 17 palestras no total, trazendo aspectos institucionais e comandadas por nomes como Leonardo Cozac (presidente do Qualindoor da Abrava), Oswaldo Bueno (coordenador do CB-55), Brenda Chaves Coelho Leite (professora da USP) e Duke Wiser (convidado da ASHRAE).

Rodada de Negócios

Promovida pelo Programa Abrava Exporta, em parceria com a Apex-Brasil, a Rodada de Negócios reúne empresas do Chile, Colômbia, México, Panamá, Peru e Uruguai, nos dias 22 e 23 de setembro.

O evento tem como objetivo fomentar negócios por meio de reuniões diretas entre potenciais compradores internacionais e empresas nacionais, além de promover o conhecimento do potencial dos empreendimentos brasileiros do setor e estreitar relações para futuras transações comerciais.

Serão, ao todo, 12 empresas compradoras internacionais, entre elas importadores players das áreas de engenharia e distribuição. As reuniões serão realizadas em salas individuais, com horários pré-agendados e o suporte técnico da equipe do Programa Abrava Exporta, que acompanhará as agendas de cada empresa. Na última edição, realizada em 2013, a Rodada gerou negócios da ordem de US$ 5,1 milhões.

Segundo a gestora do Programa Abrava Exporta, Leila Vasconcellos, “as rodadas internacionais têm trazido importantes negócios para as empresas brasileiras dos setores que a Abrava representa, promovendo sua internacionalização e contribuindo para o aumento das exportações e conhecimento da tecnologia brasileira”.

Selo Destaque Inovação

Mais uma vez, as empresas que lançaram produtos comprovadamente inovadores os exibirão com o Selo Destaque Inovação, concedido pela organização da feira após a avaliação de uma banca especializada. Haverá um painel em destaque com espaço apropriado na entrada da feira, onde o visitante encontrará todas as inovações apresentadas na Febrava e poderá localizar com facilidade seus respectivos estandes.
 
< voltar