Conbrava em contagem regressiva

Com um acréscimo de 30% no número de trabalhos inscritos – 52, ante um total de 40 na edição anterior, em 2013 – o XIV Congresso Brasileiro de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Tratamento do Ar promete muita atividade para as comunidades técnica, acadêmica e profissional que forem ao São Paulo Expo de 22 a 25 de setembro.

Simultâneo à Febrava, o encontro terá como enfoque a sustentabilidade em sistemas de HVAC-R, assunto a ser frequentemente abordado nas cerca de 40 palestras técnicas, três mesas-redondas e 14 painéis, estes últimos constituindo uma das novidades deste ano, conforme explica o novo diretor executivo do Conbrava.

“Para não sermos injustos com vários trabalhos de excelente qualidade que foram apresentados, incluímos este espaço nas programações de quinta e sexta, durante as quais os autores ficarão à disposição para trocar ideias com o público”, explica Arnaldo Basile, ressaltando como metas dessa inovação um maior dinamismo na mecânica do evento e também a ampliação de oportunidades para que os estudiosos do setor nele se manifestem.

Outro fato marcante, em sua opinião, é o inegável caráter internacional cada vez mais assumido pelo encontro. “Fomos prestigiados pela inscrição de muitos trabalhos de outros países, o que nos enche de orgulho”, acrescenta o executivo, que nas últimas três décadas atuou na direção de grandes empresas da área, antes de abrir sua própria, há dois anos.

Como de praxe, o Congresso conta com o apoio das principais entidades do setor no Brasil e no exterior, tais como ASHRAE (USA), AHRI (USA), FAIAR, ICARHMA, SINDRATAR-SP, IBF, SMACNA Brasil e ASBRAV.

Qualidade em alta

Por mais que chame a atenção, o aspecto quantitativo não é o único a ser destacado no XIV Conbrava.

Na visão de Basile, as áreas de Refrigeração, Ventilação, Ar Condicionado e Aquecimento vêm amadurecendo de forma expressiva ao longo do tempo, e não haveria como toda essa evolução ficar à margem do Congresso.

“O Brasil não deve nada em termos de conhecimento tecnológico, nem para a Europa, Ásia ou Estados Unidos. As informações são constantes, as atualizações tecnológicas e de boas práticas acontecem imediatamente. Então, os profissionais do nosso setor estão totalmente integrados com aquilo que existe de mais moderno no mundo inteiro”, sentencia o presidente executivo do Congresso.

Todo esse amadurecimento setorial, no seu entender, vem tornando o mercado e seus players mais exigentes, requerendo soluções técnicas igualmente sofisticadas.

“Só para dar um exemplo, eu percebo que nos últimos dez anos a parte de isolamento térmico se aprimorou de maneira impressionante. Basicamente, o desenvolvimento tecnológico nos diversos setores vêm acontecendo de forma natural , com os profissionais brasileiros bem informados e atentos, participando dessa evolução tecnológica e tomando conhecimento do que se passa pelo mundo quase que imediatamente”, acrescenta Arnaldo. As boas práticas, segundo ele, também vêm sendo cultivadas com atenção especial por aqui, fator igualmente importante para o Conbrava apresentar um nível sensivelmente melhor a cada edição realizada, com os profissionais ávidos por informações de qualidade e atuais.

Termômetro da economia

Embora a tônica do Conbrava seja o aprimoramento tecnológico e o desenvolvimento profissional do setor, reflexos da conjuntura econômica têm sido inevitáveis nas salas e auditórios do São Paulo Expo, pavilhão na região Sudeste de São Paulo que sedia o evento, a exemplo da exposição de produtos realizada na Febrava.

“Sem medo de errar, posso dizer que mais da metade dos trabalhos deste ano tem ligação com a realidade econômica que nós vivemos hoje no Brasil”, concorda Basile.

O empresário ampara sua tese em verdadeiros dogmas do HVAC-R contemporâneo na busca por alternativas tecnológicas eficientes e mais baratas.

“Estes dois pilares - evolução tecnológica para melhorar a eficiência energética e reduzir os custos de operação e instalação - têm dado origem a muitos dos trabalhos apresentados no nosso Congresso”, acrescenta ele, lembrando que uma das mesas-redondas previstas abordará justamente este tema, cabendo às outras duas discutir os temas Fluidos Refrigerantes (O Futuro do R-22) e Qualidade do Ar (Filtragem ODA e IDA).

Trocando em miúdos, quem participar do evento – seja no palco ou na plateia – certamente vai fazer um verdadeiro up grade em sua forma de analisar o futuro do segmento à luz dos destinos para o próprio planeta, de uma forma geral.

Profissionais que atuam em grandes organizações, de acordo com Basile, trarão para o Congresso conhecimentos adquiridos em função das pesquisas e trabalhos desenvolvidos nessas organizações.

A universidade, por sua vez, será representada por alunos orientados por professores que estarão no Conbrava apresentando seus trabalhos. “Existem pesquisas nas universidades que vão ser apresentadas também. A mescla entre aquilo que acontece na indústria e o cotidiano do meio acadêmico é importantíssimo”, conclui Arnaldo Basile.
 
< voltar